Municípios Maranhão

Governo participa de Plenária Territorial/Regional de Economia Solidária em Pinheiro

Plenária de Pinheiro faz parte do calendário de reuniões que antecedem a realização da VI Plenária Nacional de Economia Solidária.

12/05/2022 às 19h56 Atualizada em 13/05/2022 às 11h46
Por: Jornalismo | Timon Maranhão Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Plenária de Pinheiro faz parte do calendário de reuniões que antecedem a realização da VI Plenária Nacional (Foto: Divulgação)
- Plenária de Pinheiro faz parte do calendário de reuniões que antecedem a realização da VI Plenária Nacional (Foto: Divulgação)

12/05/2022

Na terça-feira (10) e na quarta-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres), participou da Plenária Territorial/Regional de Economia Solidária no município de Pinheiro. A assembleia abrangeu as localidades de Lagos, Baixada, Pericumã, Baixo Turi e Litoral Ocidental. 

A plenária de Pinheiro faz parte do calendário de reuniões que antecedem a realização da VI Plenária Nacional de Economia Solidária. Os encontros regionais são organizados pelo Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESMA) e pelo Centro de Referência Estadual de Economia Solidaria do Maranhão (Cresol), com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Setres.

Em Pinheiro, a plenária aconteceu no Sindicado dos Pescadores da cidade, com a participação de associações de produtores rurais, entidade de classe, movimentos sociais e gestores que desenvolvem ações no âmbito da política de Economia Solidária. Os debates e as ideias surgidas nos dois dias de reunião irão servir para fazer a revisão e atualização do I Plano Estadual de ECOSOL do Maranhão.

A secretária da Setres, Lília Raquel, acompanhou a plenária de Pinheiro e destacou a importância dos debates em torno da política solidária. “É nessas plenárias territoriais e regionais que vamos definir as metas que queremos alcançar no desenvolvimento das políticas públicas no campo da economia solidária e fazer com que as ações nesse segmento cheguem a quem mais precisa”, explicou a secretária. 

Para a professora Rosélia Brito, que faz parte do movimento da Economia Solidária, a plenária facilitou a troca de conhecimento entre os participantes e apontou caminhos que devem ser construídos para trazer avanços para o segmento no Maranhão. “Queria agradecer à secretária Lília Raquel por esse evento que Pinheiro sediou, estamos muito felizes de receber essa troca de conhecimento durante esses dois dias. Daqui, estamos tirando muitos frutos, que farão com que tenhamos resultados positivos no amanhã”, declarou.

De acordo com o calendário de plenárias, já ocorreram reuniões nas regionais do Mearim, Médio Mearim, Imigrantes, Cocais, Pindaré; na região dos Lagos, Baixada, Pericumã, Baixo Turi, Litoral Ocidental; regional Sul, Tocantina e Carajás. No período de 17 a 18 deste mês, será a vez da região do Munim, Lençóis e Delta do Parnaíba. A Plenária Estadual ocorre entre 31 de maio e 1º de junho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários