Quarta, 24 de Julho de 2024
Brasil Luto

Adeus ao Mestre das Esferas: Akira Toriyama, Criador de Dragon Ball, Falece aos 68 Anos

Um adeus ao mestre: Akira Toriyama (1955-2024)

08/03/2024 14h32 Atualizada há 5 meses
Por: Entretenimento | Timon Maranhão
 Akira Toriyama, criador da série japonesa Dragon Ball Reprodução/Divulgação/Toei Animation
Akira Toriyama, criador da série japonesa Dragon Ball Reprodução/Divulgação/Toei Animation

Akira Toriyama, o renomado mangaká japonês e criador da icônica série Dragon Ball, faleceu aos 68 anos de idade. Segundo informações divulgadas pelo seu estúdio de produção nesta sexta-feira, 8 de março, o artista morreu devido a um hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral.

Toriyama foi o cérebro por trás da franquia de animações de artes marciais que conquistou o mundo, com destaque para o protagonista Son Goku. A história do garoto do espaço sideral, dotado de força sobre-humana e cauda de macaco, em busca das sete esferas do dragão, cativou corações de adolescentes e adultos desde a sua estreia nos anos 80.

A notícia do falecimento de Toriyama foi anunciada pelo site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo. O comunicado expressou profundo pesar pelo fato de Toriyama ainda ter vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo. No entanto, ele deixou um legado significativo, com mangás e obras de arte que permanecerão no mundo, agradecendo aos fãs em nome do artista .

Quem foi Akira Toriyama?

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi, Toriyama iniciou sua carreira como **desenhista de mangá** aos 23 anos. Sua estreia como cartunista ocorreu em 1978, quando enviou um conto para a revista Weekly Shonen Jump, famosa entre os fãs do gênero. Em 1984, sua obra mais famosa, **Dragon Ball**, foi publicada na mesma revista, marcando o início de uma carreira criativa que durou mais de quatro décadas.

A franquia Dragon Ball é baseada no clássico romance chinês Jornada ao Oeste e desde então tem sido adaptada para anime e até mesmo para o filme de ação de Hollywood, Dragon Ball Evolution”, lançado em 2009. A história acompanha as aventuras de Son Goku na busca pelas esferas do dragão, enfrentando diversos vilões pelo caminho e protegendo a Terra. Com o passar do tempo, o enredo se desenvolveu, focando nos descendentes e amigos de Goku.

Homenagens ao artista

Após a notícia da morte de Toriyama, diversos colegas e amigos prestaram homenagens ao mangaká. Yuji Horii, autor e designer japonês conhecido pelo popular jogo Dragon Quest, expressou sua tristeza pela perda do amigo. “Não consigo acreditar que ele se foi“, escreveu Horii.

Eiichiro Oda, criador da série de mangá One Piece, também lamentou a partida de Toriyama. “A ideia de nunca mais ver meu amigo Toriyama me enche de tristeza”, disse Oda em uma entrevista ao site da Shonen Jump. Oda ressaltou a importância do trabalho de Toriyama, afirmando que ele trouxe uma nova era em que tanto adultos quanto crianças podem apreciar e se encantar com mangás.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.