Quarta, 24 de Julho de 2024
Geral Maranhão

Governo reforça barreiras policiais para prevenção de crimes no transporte público

Foram mobilizados o Comando de Policiamento Metropolitano (CPAM), o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Leste (CPAM/Leste) e o 6º Batalhã...

08/10/2023 20h55
Por: Jornalismo | Timon Maranhão Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Com foco na prevenção de crimes no transporte público, o Governo do Maranhão reforçou as ações policiais com a Operação Catraca, que intensifica o policiamento ostensivo para combater assaltos em coletivos. Foram mobilizados o Comando de Policiamento Metropolitano (CPAM), o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Leste (CPAM/Leste) e o 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM).

Além do patrulhamento em ruas e avenidas, estão sendo realizadas barreiras policiais com abordagem a pessoas e veículos para apreensão de armas de fogo e outros instrumentos utilizados para prática de crimes. A operação iniciada neste domingo (8) vai concentrar as ações na região do CPAM/Leste, que compreende bairros dos polos Cidade Operária e Cidade Olímpica.

“Fazemos esse planejamento estratégico visando os grandes corredores do transporte coletivo. Nesse caso, mais precisamente, a área leste, na região do 6º Batalhão da Polícia Militar e compreendendo a Avenida Lourenço Vieira da Silva, a Guajajaras e a MA-201, em frente aos Correios. Com esse trabalho temos sensivelmente diminuído delitos no interior dos coletivos”, informou o tenente Fábio da Polícia Militar.

De janeiro a setembro deste ano, a Polícia Militar realizou a apreensão de 287 armas de fogo. A retirada dessas armas de circulação é uma das medidas do Sistema de Segurança Pública para redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídios e latrocínio (roubo que resulta em morte). 

O Maranhão tem avanços importantes no combate aos CVLI. Na Grande Ilha, por exemplo, houve a redução de 29% destes crimes, de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Destaque para a diminuição dos crimes de latrocínios, que foi de 60%.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.