Profissionais de salas de vacina dos municípios das Regiões Metropolitana, Rosário, Itapecuru, Chapadinha, Pinheiro e Viana participam, de segunda (28) até sexta-feira (1º), do curso ‘Capacitação em Sala de Vacina’, no Hotel Rio Poty, em São Luís. O treinamento é promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Capacita Imune. Em paralelo, a SES promove a capacitação de atualização de Rede de Frio, no auditório da Fundação Sousândrade, em São Luís.
“O Governo do Maranhão está voltado para este fortalecimento, que tem um olhar municipalista e de valorização dos territórios, bem como daqueles que executam o SUS de forma diária. Não se faz SUS sozinho, por isso é importante valorizar quem está na ponta, na execução daquilo que se acredita, que é uma saúde de qualidade para todos os maranhenses”, disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES, Mayrlan Avelar.
Esta já é a quarta turma de formação no estado e conta com a presença de cerca de 100 participantes no total. O curso terá duração de 40 horas e abordará pontos do início ao término do trabalho diário de imunização, a importância das vacinas, a garantia de segurança na prevenção de doenças, calendário vacinal, entre outros.
Claudia Soares atua como vacinadora na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Posto Tucum, no município de Bacurituba. “Eu creio que hoje o nosso desafio é mostrar para as pessoas a importância de completar todo o esquema de vacinação, pois é de extrema relevância tomar, também, a última dose do esquema. Neste sentido, penso que o treinamento é um espaço para a troca de informações e a troca de experiências compartilhadas”, disse.
A vacinadora Joelma Costa, da UBS Nova Aurora, em São José de Ribamar, também está participando do treinamento. “Para mim, está sendo uma oportunidade de melhorar o nosso trabalho e poder levar informações que beneficiarão toda a equipe. No nosso contexto, a conscientização dos pais para levar os seus filhos aos postos de saúde é a nossa maior urgência, pois ainda identificamos certa resistência neste sentido”.
Participando como facilitadora do curso, a coordenadora do Capacita Imune, Evelin Plácido, destacou a necessidade de dialogar sobre a segurança vacinal. “O grande objetivo foi trazer informações sobre a segurança das vacinas e o que elas podem desencadear. Esperamos que isso proporcione a quem está lá na ponta do processo fazer a orientação da sociedade sobre os benefícios da vacinação e os riscos que a doença pode ocasionar”, destacou.
Atualização - Rede de Frio
Simultaneamente, está sendo realizada a Capacitação de Atualização de Rede de Frio. O treinamento também terá 40 horas e tem como objetivo qualificar os processos de trabalho de técnicos da Rede de Frio responsáveis pela imunização, técnicos do sistema de informação e os motoristas das 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão.
“É um evento importantíssimo para os nossos profissionais que gerem a distribuição e a supervisão dentro das nossas redes. É nossa responsabilidade manter o padrão de qualidade desde a central estadual até a regional de saúde e a instância final, que são as salas de vacina”, pontuou a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
Entre os pontos a serem discutidos durante a semana, está a distribuição dos imunizantes, refrigeração e monitoramento dos imunobiológicos no processo de transporte, bem como o repasse de informações técnicas para toda a equipe envolvida no recebimento e envio de vacinas, soros e imunoglobulinas (anticorpos).
A coordenadora de Imunização do município de São Luís, Charlene Luso, comentou da necessidade da qualificação. “Antes mesmo de a vacinação acontecer, existe todo um trabalho que visa garantir a qualidade do imunizante e a sua eficácia. Este serviço é a Rede de Frio, cujo trabalho influencia a atuação dos postos de saúde, de forma a alcançar o êxito necessário, que é a proteção e elevação das coberturas vacinais”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 40°
Mín. 21° Máx. 42°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 42°
Tempo limpo